Quem nunca ouvir a frase “homem não chora”? A principal ideia por traz da expressão é de que o homem não pode apresentar fragilidades ou expor suas emoções. O resultado é que os homens passam a conter seus sentimentos, prejudicando a outras pessoas e a si mesmos.


Diversos fatores podem causar esse desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. Dependendo da fase em que o homem esteja vivendo e das exigências enfrentadas, as doenças podem se manifestar em maior ou menor grau, variando desde quadros de pânico, ansiedade e até depressão. É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que tratamento é necessário. 


O corpo costuma a dar sinais de que a mente não está tão bem. Falta de concentração no trabalho, queda no desempenho sexual, mudanças de humor, tristeza profunda e até sintomas físicos como dores de cabeça podem ocorrer. Quando isso acontece, o melhor a se fazer é buscar ajuda profissional. 


Psicólogos e psiquiatras são especialistas aptos a conversar com seus pacientes a respeito de seus problemas, porém o primeiro costuma tratar os motivos que estão ocasionando os problemas mentais por meio de terapia, e o segundo identifica o transtorno e indica o tratamento com uso de medicamentos. Cada caso é um caso, psiquiatras e psicólogos podem tanto trabalhar em aspectos diferentes da sua vida quanto em conjunto. Na dúvida, não deixe de procurar auxílio e faça uma consulta com algum dos profissionais: eles indicarão qual é a melhor abordagem para você.

Uma campanha do

Apoio Financeiro

Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados para Instituto Lado A Lado Pela Vida

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram