Buscar

Visita regular ao urologista pode evitar o agravamento de uma série de doenças

Visita regular ao urologista pode evitar o agravamento de uma série de doenças

Publicado em 30.11.20



No mês de novembro, a campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, alerta os homens para que se tornem os protagonistas de sua saúde e os conscientiza para a realização dos exames preventivos que podem evitar o câncer de próstata.


No entanto, a ida ao urologista vai muito além do que verificar esse tipo de doença. O especialista além de checar a próstata poderá, também, detectar outros tipos de cânceres, hiperplasia (aumento da glândula) e cálculos renais. Com isso, os tratamentos podem ser mais efetivos e evitam dores e desconfortos. “Isso mostra a importância de campanhas como o Novembro Azul. O homem, de modo geral, é menos cuidadoso com a própria saúde e realiza menos ações preventivas contra doenças. Precisamos convencê-lo de que um check-up por ano pode evitar diversos problemas”, alerta o Dr. Julio Geminiani, urologista e especialista em cirurgia robótica do Grupo Leforte.


A hiperplasia da próstata é um problema que deve ser monitorado para evitar que a doença chegue a uma intervenção cirúrgica. O crescimento anormal das glândulas acomete, no geral, homens a partir dos 40 anos. O tratamento consiste em medicamentos que fazem a próstata diminuir e devolvem a qualidade de vida ao indivíduo que volta a urinar e inibe a incontinência.


Já o cálculo renal ou pedra nos rins, como é popularmente conhecido, pode ser evitado antes das crises “A cólica renal é um motivo frequente de atendimento de homens em Pronto-Socorro”, ressalta o urologista. Nas consultas de rotina, com exames de ultrassonografia, é possível detectar cálculos com mais de 4 milímetros, antes deles obstruírem o ureter (tubo de músculo liso que liga os rins à bexiga).


Alimentação balanceada – com ingestão de frutas e redução do consumo de sal e alimentos embutidos - beber bastante água e consultas regulares ao urologista devem fazer parte da vida do público masculino.


Esses cuidados devem acontecer desde a adolescência para investigar o surgimento da varicocele, ou seja, o alargamento das veias da bolsa escrotal e que podem aumentar o risco de infertilidade.


5 visualizações

Uma campanha do

Apoio Financeiro

Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados para Instituto Lado A Lado Pela Vida

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram