Buscar

Verba para Saúde do Homem para estados e municípios do Brasil

Publicado em 17.05.21



R$ 20 milhões. Esse é o valor que o Ministério da Saúde destinou, por meio da Portaria nº 3.069 de 11 de novembro de 2020, ao projeto piloto para o desenvolvimento de ações de cuidado integral à saúde do homem e prevenção do câncer de pênis no guarda-chuva da atenção primária.


Os recursos devem ser aplicados na qualificação das práticas de cuidado à saúde masculina. Entre essas práticas, por exemplo, são previstas ações educativas de higiene genital, de prevenção às infecções pelo papilomavírus humano (HPV), fatores de risco para o câncer de pênis, além de promover o diagnóstico precoce dessa doença que, anualmente, leva cerca de 1.600 homens a terem seus órgãos sexuais amputados.


O prazo para utilização dessa verba, assim como o envio das informações ao Ministério da Saúde sobre seu uso é até 31 de março de 2022.


Os estados beneficiados são: Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Sergipe com taxa de mortalidade por câncer de pênis, acima de 0,60, por 100.000 (cem mil) homens no período de 2014 a 2018.  Também receberão o incentivo 370 municípios com população de até 100.000 (cem mil) habitantes, conforme dados populacionais do ano de 2019 divulgados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com média de registro de ao menos um diagnóstico de câncer de pênis no triênio (2017, 2018 e 2019).


Nós do Instituto Lado a Lado pela Vida , juntamente, com a Coordenação Nacional de Saúde do Homem – CNSH/MS vamos acompanhar a aplicação e o uso desses recursos, para que essa verba seja bem utilizada e contribua para mudar essa triste realidade que impacta milhares de brasileiros.


Essa conquista de direitos vem acompanhada de deveres e o mais importante deles é a participação da sociedade civil na saúde. Procure saber se seu estado ou município está incluído na relação que recebeu essa verba e veja como ela está sendo aplicada. Divulgue essa informação aos seus amigos e familiares, para que também fiquem atentos.  As ações devem ser destinadas para melhoria da sua saúde.

 

Seja homem: Se cuide!

14 visualizações