Buscar

Novembro Azul: a campanha criada pelo LAL é o maior movimento em prol da saúde do homem no país

Em 2020, milhões de homens foram impactados pela mensagem: “Seja Homem: Se Cuide”



A campanha, inicialmente dedicada a alertar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, evoluiu muito nesses quase 10 anos. Hoje tornou-se um movimento que chama a atenção para a necessidade de eles assumirem o protagonismo da sua própria saúde, incorporando hábitos de prevenção de outras doenças crônicas, demais tipos de câncer e, também, de sua saúde emocional.


De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) cerca de 65 mil novos casos de câncer de próstata irão surgir a cada ano: entre 2020 e 2022 e a estimativa de novos casos anuais de câncer de pênis foi de 1.130 sendo que, para esse tipo de doença, a amputação do membro masculino, em alguns casos, é a solução. Números alarmantes e medidas extremas!


Diante disso se faz necessário a cada ano ampliar ainda mais a conscientização e disponibilidade de informações, principalmente nas regiões mais remotas do país. Os homens precisam se cuidar! “É cultural dizer que homens não choram, não têm medo e que precisam, constantemente, provar a sua masculinidade. Nós, do Instituto Lado a Lado pela Vida, queremos mostrar que ser homem também significa se cuidar”, reforçou Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida na abertura da campanha.


Com o mote “Seja Homem: Se Cuide”, a campanha levou a mensagem de que o “cuidar” envolve o “todo”, ou seja, o cuidado com a saúde integral, física e emocional e, acima de tudo, ter atitudes que fazem a diferença no dia a dia.

Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, realizar exames preventivos e perder o preconceito de fazer o exame de próstata quando necessário (aos 45 para afrodescendentes e para quem tem parentes de 1º grau com esse tipo de câncer, e aos 50 para os demais) já são iniciativas que somente auxiliam na qualidade de vida e bem-estar.


Parceiros em ação


O mês de novembro começou com a iluminação do principal símbolo de fé, esperança e proteção, o Cristo Redentor, uma das marcas desde início da campanha, em 2011. A cor azul foi vista, nesse cartão postal da noite carioca, emanando a mensagem de conscientização e prevenção do câncer de próstata.


O movimento foi um sucesso no ambiente digital, alcançando milhões de pessoas e contando com o apoio de mais de 250 influenciadores. Em São Paulo, e em outros estados brasileiros, a campanha ganhou visibilidade por meio de ações em hospitais, clínicas, estações de Metrô, pontos de ônibus, aeroportos e, por meio, da iluminação de importantes monumentos. A mensagem foi vista por milhões de homens nos quatro cantos do Brasil.


Em 2020, também contamos com o apoio, direto e indireto, de grandes empresas. Sem contar com o apoio financeiro da Gilette que, no ano passado, deu match total nessa parceria. A Gilette sempre cuidou do homem e o Instituto Lado a Lado pela Vida nasceu com esse propósito. As empresas farmacêuticas, AstraZeneca e Bayer, nossos parceiros de longa data, a cada ano nos ajudam a ampliar mais e mais o alcance do Novembro Azul.


A campanha foi um golaço. Falando em gol, muitas foram as parcerias com times de futebol, esportistas, apresentadores e até com a Casa de Apostas, que doou toda a arrecadação do Dia 100% azul para o Instituto Lado a Lado pela Vida. O apoio de todos foi de extrema importância. Foram milhares de parceiros, incluindo empresas, shoppings centers e instituições.


Na cerimônia oficial de abertura do Novembro Azul do Ministério da Saúde estávamos lá orgulhosos pela nossa autoria da campanha e, claro, de trabalhar em parceria com a CNSH (Coordenação Nacional de Saúde do Homem) para ajudar a melhorar a saúde do homem brasileiro. Seguimos! 2021 tem mais e esperamos contar novamente com o apoio dos atuais e atrair novos parceiros, doadores e patrocinadores, afinal, temos o propósito de levar a nossa mensagem para ambientes onde o homem se faz presente: clubes de futebol, na construção civil, no mercado financeiro e demais espaços. Lado a lado somos mais fortes.

12 visualizações

Uma campanha do

Apoio Financeiro

Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados para Instituto Lado A Lado Pela Vida

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram