Buscar

Instituto LAL participa de webinar sobre a saúde do homem

O Telessaúde Mato Grosso recebe Marlene Oliveira para uma aula sobre diagnóstico precoce, tratamento e cuidados para a população masculina

Publicado em 26.11.20



No dia 24 de novembro, a fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), Marlene Oliveira foi a convidada do Telessaúde Mato Grosso para dar uma aula sobre a saúde do homem. Com o título “Saúde do Homem: o que precisamos saber?”, a empreendedora social falou sobre sua jornada frente ao Instituto, as ações e os pilares que defende e sobre a criação do Novembro Azul.


Com a duração de aproximadamente 40 minutos, Marlene apresentou o trabalho do Instituto Lado a Lado que, desde a sua fundação em 2008, tem como pilares de sua atuação: as doenças cardiovasculares, o câncer e a saúde integral do homem.


Por meio de campanhas e ações de advocacy, o Instituto tem atuado com trabalhos que foquem no paciente e em seus familiares “Atuamos por meio de campanhas de prevenção e advocacy para mudança de políticas públicas. Temos interação com o paciente, vamos ao hospital, as clínicas e falamos com os familiares. Realizamos eventos e fóruns focados nos pilares que atuamos”, explica Marlene.


Em relação a saúde do homem, a presidente do LAL destacou a campanha a Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e que hoje é uma das maiores ações no combate ao câncer de próstata ““Lançamos uma campanha nacional que hoje é de domínio público. O Novembro Azul é uma campanha nossa e tem cumprido o seu papel de levar informação sobre a saúde integral do homem”, diz Marlene.


O câncer de próstata sempre foi um tabu para os homens. Quando o Instituto começou suas ações, o público masculino tinha vergonha de falar sobre o assunto. Hoje em dia, isso está mudando. O LAL tem realizado reuniões estratégicas envolvendo o Ministério da Saúde, a OPAS/MS, especialistas, sociedade médica e parlamentares com o intuito de contribuir para a melhoria da PNASH e trazer um olhar mais centralizado para as necessidades atuais dos homens em relação à saúde.


Essa doença é uma das que mais mata homens no mundo e, quando detectado precocemente tem 90% de chances de cura. Por isso o Instituto Lado a Lado é incansável em levar informações que conscientizem a população masculina sobre a prevenção e o tratamento do câncer de próstata.


O Instituto Lado a Lado pela Vida realizou, durante a pandemia do COVID-19, uma pesquisa para saber um pouco sobre a saúde do homem nesse momento tão atípico que o país vive. Durante a aula, Marlene divulgou dados desse estudo exclusivo no qual retrata que a saúde mental dos homens também é preocupante, afinal, 68% dos entrevistados disseram ter sentido ansiedade e 57% desânimo.


A aula termina com Marlene respondendo dúvidas dos participantes sobre a saúde do homem.


Telessaúde Brasil Redes

Trata-se de um programa nacional que tem como objetivo apoiar as redes de atenção primária a saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). Realiza atividades à distância relacionadas a saúde utilizando tecnologias modernas e acesso remoto.


1 visualização

Uma campanha do

Apoio Financeiro

Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados para Instituto Lado A Lado Pela Vida

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram