Buscar

Iluminações marcam a campanha Novembro Azul

Atualizado: Nov 18


Monumentos, prédios públicos, pontes e pontos turísticos ganham a cor azul nesse mês simbólico

Artigo publicado em 16.11.20 - Foto: Leonardo Caldas / Brasília


O mês de novembro começa iluminado. A cor azul toma conta de monumentos,


prédios públicos, pontes e pontos turísticos do Brasil, afinal, estamos no Novembro Azul, campanha criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, e que se tornou a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.


Nesse mês simbólico, muitas cidades abraçam a mensagem de que o homem deve ser o protagonista de sua saúde e, por isso, alertam a população masculina iluminando pontos importantes da região.


O Cristo Redentor, ponto turístico do Rio de Janeiro, foi um dos primeiros monumentos a receber a cor azul. Aliás, foi na cidade maravilhosa que Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, abriu a sua campanha não só com a iluminação, mas também com uma live feita junto com o Padre Omar, reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado.


No estado de São Paulo, mais precisamente na cidade de Hortolândia, a famosa Ponte da Esperança recebeu a iluminação decorativa. Na capital, foi a vez do Palácio dos Bandeirantes ficar na cor azul.


Em Minas Gerais, uma das unidades da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ganhou a cor azul durante as noites do mês de novembro e em Varginha, os ET’s que ficam na praça central da cidade receberam a pintura de máscaras azuis. A nave do ET também fica iluminada de azul durante a noite.


As sedes da prefeitura de Manaus, assim como prédios e espaços públicos também aderiram a campanha. Na Bahia, o Shopping Itaigara foi um dos locais que recebeu a iluminação especial.


Brasília abraçou a campanha e iluminou as sedes dos Ministérios, bem como o aeroporto, palácios, museus, bancos, bibliotecas, além do Congresso Nacional e outros órgãos.


A campanha Novembro Azul tem abrangência nacional e, hoje, é de domínio público. Muitas cidades aderem a conscientização do público masculino promovendo ações que alertem para os cuidados com a sua saúde. O câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os cânceres. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no triênio 2020-2022 vão ocorrer 65.8 mil novos casos da doença por ano.


Diante de números tão alarmantes é necessário reforçar o cuidado em toda a sua integralidade. A saúde física e mental deve caminhar juntos e, para isso, além dos exames preventivos é preciso ter uma rotina mais saudável com a prática de atividades físicas, alimentação saudável e demais ações que façam bem.

Seja Homem: Se Cuide!


6 visualizações

Uma campanha do

Apoio Financeiro

Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados para Instituto Lado A Lado Pela Vida

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram