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Conheça os benefícios da atividade física para os homens

Atualizado: Out 31

Falta de tempo, motivação ou a famosa preguiça. São muitos os empecilhos que fazem com que as pessoas deixem de se exercitar, embora a maioria delas conheçam os riscos que a falta de exercícios físicos pode trazer.

Treinar regularmente fortalece os músculos, melhora a frequência dos batimentos cardíacos e circulação sanguínea, reduz a ansiedade e depressão e ainda evita ou controla a obesidade, diabetes e osteoporose, além das doenças cardiovasculares.


No caso dos homens, a hipertensão - além de poder provocar infarto e acidente vascular cerebral (AVC) - está entre as causas orgânicas da disfunção erétil.


Outras origens do problema, comuns principalmente nos indivíduos acima dos 40 anos quando há uma diminuição de testosterona no organismo, são alterações no colesterol e depressão: ambas facilmente beneficiadas pela prática de esportes.

Os exercícios físicos tem ainda impacto direto na redução da gordura corporal, também relacionada com os níveis elevados de pressão arterial e com a ação do hormônio masculino - olha ele aí de novo! -, resultando em maior disposição, libido e até melhora no desempenho sexual.


Vale lembrar que a medida da circunferência abdominal é um ótimo parâmetro para saber se você está mantendo o peso e o estilo de vida saudáveis. O acúmulo de gordura na região da cintura guarda relação direta com a deposição de tecido adiposo no interior da cavidade abdominal, característica associada ao aumento da mortalidade geral.


Homens que ultrapassarem os 102 cm devem prestar atenção e somam um motivo a mais para não se renderem à preguiça e encarar uma rotina de exercícios!



Avaliação médica é fundamental


O sedentarismo está entre os principais inimigos da saúde, mas antes de iniciar qualquer exercício, é essencial uma avaliação e liberação médica, principalmente se você nunca praticou atividade física ou há muito tempo se exercita.

Uma dica: não tente ser um superatleta de imediato. O seu corpo precisa se acostumar primeiro. Também é importante não fazer atividades em jejum, beber água sempre que sentir necessidade e usar roupas leves e confortáveis.


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