História

Há oito anos o Instituto Lado a Lado pela Vida tem se dedicado a levar informação sobre saúde e conscientizar sobre a importância da mudança de hábitos para a adoção de um estilo de vida mais saudável, focado na prevenção. Fazemos isso por meio de nossas Campanhas e Pilares, atuando em todo o Brasil. Conheça um pouco mais sobre a nossa história.

2008

Incentivo do médico e amigo Eric Roger Wroclawski para a criação de um instituto para trabalhar a importância da prevenção do câncer de próstata no Brasil. A inspiração vinda deste grande e inesquecível nome da Urologia trouxe a semente necessária para a fundação do Instituto Lado a Lado pela Vida, uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

2009

• Os primeiros passos do Instituto Lado a Lado pela Vida para desenvolver ações inovadoras no combate à desinformação acerca do câncer de próstata no Brasil, a criação do site e o desenho da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata Um Toque Um Drible.

• O Instituto Lado a Lado pela Vida inicia o seu apoio à Campanha “Encontro com a Autoestima”, voltada para pacientes em tratamento contra o câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres. A iniciativa visa apontar caminhos que facilitem o processo de restabelecimento, fazendo com que a mulher leve consigo a mensagem de importância da autoestima como um dos fatores fundamentais para a superação desta fase.

• Acontece a 4ª edição do Concurso Nacional de Pintura e Poesia Arte de Viver, que traz uma novidade: além dos pacientes em tratamento da esquizofrenia, promove a inclusão de pacientes transplantados. Foram inscritos 865 trabalhos de todo o Brasil. Foram selecionadas 150 obras de cada grupo de pacientes e dois livros de arte foram produzidos.

2010

• A Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata Um Toque Um Drible entra no ar de forma digital para levar informação e orientação sobre o tema.

2011

O Instituto Lado a Lado pela Vida defende que a saúde, embora se apresente originalmente como um direito sócio-político, não está assegurada à priori, devido a uma distribuição desigual de oportunidades, sendo necessária a constante criação e manutenção de condições e práticas que visem acolher e atender às mais variadas necessidades dos indivíduos neste campo.

Começam a ser criados programas tendo como base os princípios dos “seres” – Ser Homem, Ser Mulher, Ser Jovem, Ser Saúde e Sustentabilidade, Ser Saúde e Cultura.

• As ações desenvolvidas impactam o público em espaços abertos (áreas de grande circulação pública), espaços fechados (empresas e hospitais), com materiais informativos, customizados, recursos lúdicos e artísticos, conversas informais e oficinas expressivas.

• Nasce o primeiro esboço para a criação de uma ferramenta de suporte ao paciente.

• A Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata Um Toque Um Drible continua na luta contra a desinformação sobre a doença. O movimento #seu preconceito não me representa, engaja o público nas mídias sociais e na imprensa.

• Começa o Novembro Azul – uma mobilização em prol da prevenção do câncer de próstata, com a realização de ações para ajudar no processo de desconstrução de modelos de comportamento estereotipados, irrefletidos, que enfraquecem a possibilidade de um melhor cuidado do cidadão consigo mesmo.

2012

• Acontece a 5ª edição do Projeto Arte de Viver, um concurso nacional de pintura e poesia voltado para pacientes em tratamento da esquizofrenia, com o recebimento de cerca de 1100 obras.

• É realizado o Fórum “Viver a arte na Esquizofrenia” que reuniu diversos convidados especiais para discussão e reflexão sobre a importância da arte como instrumento terapêutico de pacientes portadores da doença.

• A Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata Um Toque Um Drible e o movimento Novembro Azul estão a todo o vapor, com a realização de ações durante todo o ano, estando presente no site, nas mídias sociais e em inúmeras ações presenciais por todo o Brasil.

2013

• É realizado o I Fórum de Debates para a Comunidade em Geral – O câncer de próstata e a saúde do homem, a prevenção e o tratamento, um encontro inédito que reúne especialistas e a população em geral, tendo como foco o câncer de próstata. Na pauta do evento, temas como a sexualidade, nutrição, medicina integrativa, estilo de vida, cuidados paliativos, direitos dos pacientes com câncer e o tratamento do câncer de próstata no Brasil.

• O Instituto lança em março de 2013, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Campanha Segura Aí, para incentivar a população que sofre de incontinência urinária a procurar tratamento. A proposta surgiu a partir do mês de março ser o mês de conscientização sobre a doença, que acomete 35% das mulheres após a menopausa, 40% das gestantes e 5% dos homens que são submetidos à cirurgia para a retirada da próstata.

• Neste ano também é realizado o Movimento Saúde, Sustentabilidade e Vida por meio de parcerias integrativas e complementares, como por exemplo com a Fundação José Silveira, com o objetivo de agregar conteúdos específicos e promover a abrangência e ações para os mais diversos públicos e regiões.

• A campanha Novembro Azul continua em expansão, levando a informação sobre prevenção para um número cada vez maior de pessoas em todo o Brasil.

2014

• É lançada a Campanha Siga seu Coração e tome uma atitude, com o objetivo de levar informação sobre a importância da prevenção das doenças cardiovasculares em todo o Brasil.

• A Campanha Novembro Azul cresce e amplia seu alcance no país, com milhares de pessoas impactadas.

2015

• Tem início a 6ª edição do Concurso Nacional de Pintura, Poesia e Desenho Arte de Viver em todo o país. As novidades foram a inclusão de mais uma categoria, a de desenho, e a ampliação das oficinas presenciais para 20, o que possibilitou que mais pacientes pudessem ser integrados por meio da arte.

• É lançado a bordo do navio Costa Favolosa, durante o 1º Cruzeiro Sênior, o Programa e esclarecimento sobre Incontinência Urinária, Xi...Escapou. A campanha levou para bordo o tema que pôde ser trabalhado junto aos passageiros do cruzeiro. As campanhas Siga seu Coração, Novembro Azul e Vencer com autoestima também estiveram a bordo para, de forma lúdica, conscientizar as pessoas acerca da importância da prevenção.

• Durante o Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), o Instituto Lado a Lado pela Vida realiza o I Fórum Ser Homem no Brasil, onde são discutidas as principais questões acerca do câncer de próstata, como o rastreamento da doença, acesso e tratamento.

• É realizado o I Fórum Siga seu Coração – Prevenção, acesso e tratamento das doenças cardiovasculares, no mês de setembro, em Brasília, com o apoio do Senado Federal.

• As campanhas Siga seu Coração e Novembro Azul continuam em crescimento, impactando cada vez mais pessoas em todo o Brasil.

• O Instituto Lado a Lado pela Vida é homenageado no Senado Federal, em uma sessão solene, pela criação da Campanha Novembro Azul, que leva informação e orientação sobre a prevenção do câncer de próstata em todo o Brasil.

2016

• A 6ª edição do projeto Arte de Viver é finalizada com a impressão de um belíssimo livro de arte com 200 obras selecionadas entre as 2.200 recebidas de todo o Brasil.

• O Instituto Lado a Lado pela Vida realiza o I Workshop Instituto Lado a Lado Câncer de Pulmão, com o objetivo de trazer um novo olhar sobre a doença, além do tabaco. O evento contou com a participação de profissionais da área médica, de imprensa, geologia, advocacia, pesquisadores do meio ambiente, pacientes, indústria farmacêutica, entre outros, que contribuíram para uma discussão ampla sobre o tema.