Educação e Saúde

Educação em Saúde é um processo que envolve a capacitação de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde, estimulando-os a agir conscientemente diante de cada ação do cotidiano, criando um espaço para o aprimoramento de novos conhecimentos e práticas. Saiba mais!

Buscar a melhoria da qualidade de vida e de saúde das pessoas faz parte da missão do Instituto Lado a Lado pela Vida. Por isso, quando falamos em Educação em Saúde precisamos pensar em um conceito mais amplo, que vá além do não-adoecer e englobe aspectos físico e mental, ambiental, social, pessoal e emocional.

É um processo que envolve a capacitação de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde, estimulando-os a agir conscientemente diante de cada ação do cotidiano, criando um espaço para o aprimoramento de novos conhecimentos e práticas.

O Instituto Lado a Lado pela Vida acredita que a saúde deve ser inserida na aprendizagem de homens e mulheres desde cedo, visando educar e incentivar bons hábitos alimentares e comportamentais saudáveis que promovam a saúde em todas as fases da vida.

A partir de 2016, o Instituto Lado a Lado pela Vida incorporou às suas ações de saúde, tanto na prevenção como no tratamento, uma abordagem sobre as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): Doenças Cardiovasculares, o Câncer, as Doenças Respiratórias Crônicas e o Diabetes Mellitus.

Por este motivo, o Instituto Lado a Lado pela Vida promove Campanhas Educativas de prevenção, como a Siga seu Coração (doenças cardiovasculares), Novembro Azul (câncer de próstata) e Vencer com autoestima (câncer de mama, ovário e útero): todas importantes para disseminar a informação e estimular a prevenção.

Para capacitar os profissionais da saúde que atuam diretamente com os pacientes em tratamento do câncer, o Instituto Lado a Lado promoverá o I Simpósio de Enfermagem Oncológica, visando proporcionar um novo olhar para estes profissionais em seu dia a dia. Assim como o I Simpósio sobre Mapeamento Genético, que abordará um tema revolucionário no tratamento do câncer.

Outra oportunidade de levar a informação, promover o empoderamento de pacientes e leigos no tema câncer é o I Congresso sobre Tumores Femininos, que objetiva trazer, para ambos os públicos, orientações focadas na prevenção e no que é importante abordar para as pacientes em tratamento dos tumores femininos.

Para o Instituto Lado a Lado pela Vida é fundamental ampliar a Educação em Saúde com a criação de oportunidades, para que todas as pessoas possam se informar, mudar sua consciência acerca do gerenciamento de sua saúde e capacitar profissionais que fazem a interface direta com o paciente em tratamento. Só desta forma acreditamos ser possível começar a mudar a realidade da saúde no Brasil, com cidadãos e profissionais mais conscientes, empoderados e engajados em gerenciar sua saúde e buscar seus direitos.